quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Drifting







Com o lançamento do filme "Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio", as corridas de derrapagem ou "drifting" finalmente chegaram ao cinema. Hollywood com certeza já conhece há muito tempo o ficar fazendo círculos em torno de si mesmo com o carro, mas este filme é sobre o esporte de perder tração. Nas corridas de derrapagem ou "drifting", os pilotos forçam o carro a deslizar lateralmente nas curvas, o que pode causar uma verdadeira contradição: eles podem controlar o que acontece quando os pneus perdem a aderência à pista.
Na realidade, o "drifting" não é um esporte novo. Se a traseira do seu carro já derrapou em uma estrada molhada e você lutou por 15 metros para controlá-lo, você já fez "drifting". Mesmo em corridas de carro o "drifting" é muito comum. Antigamente os carros não tinham a mesma aderência e nas corridas, quando o carro entrava em uma curva em alta velocidade e a traseira derrapava, ou ele rodava na pista, ou o piloto se recuperava da derrapagem e continuava à frente. Hoje, mesmo com pneus que podem aderir a uma parede vertical, a habilidade de derrapar sem rodar na pista é um atributo invejável. Os melhores pilotos podem controlar a derrapagem fazendo esta manobra - se um piloto percorrer uma trajetória "não-ideal" em uma curva e frear causando a perda de tração do carro, ele terá muito mais oportunidades de ultrapassar do que um piloto que não consegue controlar a derrapagem.
A novidade agora é fazer da derrapagem um esporte. As "corridas de derrapagem" nasceram nas montanhas sinuosas do Japão nos anos 90 e se espalharam pelos EUA e Grã-Bretanha nos últimos 5 anos. Uma derrapagem simples faz o carro andar de lado em uma curva, mas esta manobra pode ser muito complexa. Na categoria profissional, os pilotos podem derrapar nas curvas opostas sem que as rodas tenham aderência à pista. É aí que as pistas sinuosas das montanhas entram - a não ser pelo perigo de morte, as pistas das montanhas são um percurso ideal para se fazer o "drifting". As inúmeras curvas em formato de "S" permitem que os pilotos mostrem as suas habilidades avançadas de derrapagem.
Existem duas técnicas primárias que os pilotos usam para iniciar a derrapagem: embreagem e frenagem. A prática do "drifting" quase sempre requer um carro de tração traseira; é possível derrapar usando um carro de tração dianteira, mas é raro. Em uma derrapagem com técnica de embreagem comum, quando o piloto chega perto da curva, ele pisa na embreagem e engata a segunda marcha, eleva o giro do motor para 4.500 rpm e solta a embreagem. Quando isso acontece, existe um aumento enorme na força do motor que é enviada para as rodas porque o motor está girando muito rápido. O envio desta força repentina faz com que as rodas traseiras girem rápido causando a perda da tração e fazendo com que a traseira do carro derrape na curva. Na técnica básica de frenagem, o piloto puxa o freio de mão quando o carro entra na curva, fazendo com que as rodas traseiras travem e percam a aderência, iniciando assim, uma derrapagem. Este tipo de técnica é a única que pode ser usada com um carro de tração dianteira. Em um carro de tração traseira existe pelo menos uma dúzia de técnicas de derrapagem e os profissionais do "drifting" usam várias delas em uma única corrida.
Uma vez iniciada a derrapagem, a parte difícil do esporte começa; segurar a derrapagem ao invés de rodar na pista requer muita prática. Especialistas do "drifting" usam uma combinação de controle da aceleração e dos movimentos do volante para controlar a derrapagem, não permitindo que o carro se endireite na pista, ganhe tração ou diminua a velocidade na curva. Os melhores pilotos podem manter a derrapagem por várias curvas consecutivas. Este é um nível de habilidade de derrapagem muito alto - os pilotos executam habilidosamente múltiplas técnicas, uma após a outra, para estender o controle da derrapagem.

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