quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Como derrapar um carro




A primeira técnica que um piloto precisa dominar é a da corrida comum. A Redução Punta-Taco permite que o piloto de corrida reduza a marcha rapidamente e sem trancos (para aumentar as rotações) enquanto está freando (para transferir o peso do carro para a frente). O objetivo desta técnica de redução de marcha é manter o equilíbrio entre o giro do motor e a velocidade da roda para evitar trancos ao reduzir as marchas. Para reduzir a marcha com esta técnica (Punta-Taco), enquanto o pé direito está no freio o pé esquerdo aciona a embreagem, o câmbio é colocado em ponto morto e a embreagem é solta. Então, mantendo a ponta do pé no freio, move-se o lado direito do calcanhar para o acelerador e dá-se uma acelerada suficiente para igualar rotação e velocidde do carro na marcha a ser engatada (geralmente em torno de 1.500 rpm por redução).  Assim que a rotação desejada é  atingida, desacelera-se e ao mesmo tempo a embreagem é apertada e efetua-se a redução de marcha. Executada corretamente, as rotações são aquelas que quando a embreagem é liberada o motor conecta-se à transmissão combinando com a velocidade das rodas e por conseguinte do veículo. Ao realizar esta técnica, o piloto estará pronto para executar algumas técnicas de derrapagem.

Técnicas baseadas na embreagem
  • Derrapagem "Clutch-kick", pela embreagem - ao chegar na curva, o piloto pressiona a embreagem, aumenta bastante o giro do motor e reduz a marcha. Quando ele solta a embreagem causa um aumento repentino de força que faz as rodas traseiras perderem momentaneamente a tração e patinarem. Esta é uma técnica básica do "drifting".
  • Derrapagem "Shift-lock", travamento de roda pela redução - ao chegar na curva, o piloto reduz a marcha com o pé fora do acelerador. Então ele solta a embreagem abruptamente, causando diminuição da velocidade e o travamento das rodas traseiras que perdem a tração.

Técnicas baseadas nos freios
  • Derrapagem "E-brake", pelo freio de estacionamento - o piloto entra na curva e puxa o freio de estacionamento para travar as rodas traseiras. Ele vira o volante para dentro da curva e a traseira derrapa para fora. Esta é uma técnica básica do "drifting".
  • Derrapagem "Braking", pelo freio de serviço - o piloto entra na curva e pressiona o freio para transferir o peso do carro para as rodas dianteiras fazendo com que as rodas traseiras se elevem e percam a tração. Ele então usa a combinação do freio e a troca de marchas para segurar a derrapagem sem travar as rodas traseiras.
  • Derrapagem "Lona-lide", escorregada longa - numa reta longa e ao se aproximar da curva em alta velocidade (até 160 km/h), o piloto puxa o freio de estacionamento para iniciar uma derrapagem longa e  mantê-la dentro da curva. 

Outras técnicas
  • Derrapagem "Poder-mover", de potência - o piloto acelera durante toda a curva levando a traseira sair do final assim que o peso muda na saída. Esta técnica necessita de muita potência.
  • Derrapagem "Feint", de batente - o piloto conduz o carro para o lado de fora na entrada da curva, o peso do carro é transferido para as rodas externas, então rapidamente vira o carro para dentro da curva. Quando a suspensão do carro dá batente, o peso muda tão rapidamente que a traseira sai e a derrapagem se inicia.
  • Derrapagem "Jump", pulo - ao entrar na curva, o piloto faz o pneu traseiro interno subir na lavadeira para transferir o peso do carro para as rodas externas e induzir a perda de tração, iniciando assim a derrapagem.
  • Derrapagem "Dynamic" (derrapagem "Kansei") - ao entrar na curva em alta velocidade, o piloto tira o pedal do acelerador repentinamente para transferir o peso para as rodas dianteiras iniciando uma derrapagem por conseqüência da perda de tração dos pneus traseiros.
  • Derrapagem "Swaying", rolagem - uma derrapagem "swaying" é muito parecida com a derrapagem "feint" exceto pelo fato de que a "swaying" começa na reta antes da entrada da curva. Quando o carro começa a derrapar, o piloto usa o volante para manter a derrapagem da traseira do carro de um lado a outro em sucessão.
  • Derrapagem "Dirt-drop", sujada de pneus - o piloto coloca os pneus traseiros fora do asfalto, na terra. Esta técnica ajuda a iniciar a derrapagem, manter a velocidade para segurar a derrapagem nas curvas múltiplas ou aumentar o ângulo de derrapagem (veja a próxima seção) em uma única curva. 

Como você pode notar nas técnicas acima, o "drifting" não é coisa mais natural para um carro fazer. Para arranjar um carro em bom estado para  o "drifting" e mantê-lo em bom estado para isso, existem algumas adições ou modificações que muitos pilotos fazem. Estas modificações podem incluir aumentar a potência e melhorar o sistema de arrefecimento do motor para agüentar o aumento da solicitação e os requisitos de potência, o reforço da suspensão (a suspensão MacPherson é a preferida) para ajudar a transferência de peso das técnicas de derrapagem e a instalação de um diferencial autobloqueante para que o piloto possa controlar o carro enquanto derrapa em mais de uma curva. Um diferencial autobloqueante permite que o carro transfira o torque para a roda que tenha tração, seja para uma ou para todas as rodas (veja Como funcionam os diferenciais para aprender mais sobre os diferenciais autobloqueante). O piloto irá desabilitar qualquer controle de tração e/ou sistemas anti travamento de freios para que os pneus possam perder tração mais facilmente, como também calibr-a-los com 10 libras acima do normal para diminuir a aderência à pista. Tendo em vista que os pneus podem se acabar em apenas algumas passagens de derrapagem, os pilotos colocam pneus bons na frente e pneus baratos na traseira. Os pneus são de longe os itens mais caros no esporte de derrapagem, isto é, a não ser que você compre um carro completo para praticar "drifting".
Se você quiser comprar um carro para "drifting", procure basicamente por um carro leve e  de com tração traseira, que seja relativamente barato (os carros podem ficar muito danificados em circuitos de "drifting"). Outras qualidades que fazem um carro de "drifting" ser bom incluem uma relação de peso frente para traseira alta, alta potência e volante de motor leve para que o giro suba mais facilmente. Os carros mais populares para "drifting" são o Toyota Corolla AE86 GTS, o Nissan Silvia S13 ou S14, o Nissan 180 SX, o Nissan Skyline GTS-T, o Nissan Sil-Eighty e o Mazda RX-7 (os carros japoneses tendem a ser mais leves na traseira do que outros).
Você encontrará uma ampla variedade de carros nas competições de "drifting", incluindo modelos americanos e europeus. A maioria dos profissionais lhe dirá que com o nível certo de habilidade você pode fazer de qualquer carro um para "drifting" e além dos carros de "drifting" comuns é possível se ver desde Ford Mustangs até BMWs nas corridas .
O julgamento nas competições de "drifting" é muito diferente dos de qualquer outro tipo de corrida de automóveis. É mais parecido com o julgamento de uma competição de patinação no gelo do que com uma corrida de Stock Cars. Na próxima seção, você verá o que acontece em uma competição de "drifting".










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